quinta-feira, 17 de junho de 2010

Teatro



Existem duas tradições teatrais estabelecidas na África do Sul: a africana — desenvolvida com o passar dos séculos — e a européia, introduzida na cultura da África há dois séculos e meio. Recentemente, uma nova tradição híbrida desenvolveu elementos contidos nas duas antigas.



O desenvolvimento das tradições contemporâneas tem sido influenciado pelas raízes européias. A nova tradição, no entanto, é ancorada na forma de desempenho da tradição africana, apresentando características com interessantes variações urbanas populares.
Cinema


um dos Filmes de mais sucesso no pais da Africa do Sul e o Herói .
Recrutado aos 15 anos de idade pelo exército angolano, Vitório deixa a vida militar depois de duas décadas de combates. Em sua última missão, ele foi atingido por estilhaços de uma mina e teve uma perna amputada. Depois de meses de espera, consegue uma prótese. Sem conseguir emprego e reencontrar sua família, ele depara-se com a indiferença e a zombaria das pessoas. Certo dia, dormindo na rua, tem sua prótese roubada. Três pessoas tentam fazê-lo recuperar a esperança: a prostituta Judith, o menino Manu e Joana, professora do menino.
Cinema





Dois fatores atrapalharam o desenvolvimento da cultura cinematográfica na África do Sul.

O primeiro deles está ligado ao fato de a indústria cinematográfica sul-africana ter sido, por muito tempo, dependente dos produtos europeus e americanos. O segundo aspecto limitante é que — desde o início de um esquema subsidiário nos anos cinqüenta — os setores governamentais e de negócios manipularam a indústria de filmes na África do Sul.

No entanto, em 1994 foram estabelecidas uma Fundação de Televisão da África do Sul e uma Empresa de Filmes e Televisão, com o objetivo de ajudar os produtores de filme e televisão. A empresa é sustentada pelo governo e por companhias privadas e tem como meta ajudar a financiar a indústria e o desenvolvimento neste amplo contexto.

Pontos Turísticos



Nelson Rolihlahla Mandela e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade








Casa de Nelson Mandela em Soweto, onde ele viveu antes de ser preso, vira museu para homenagear o primeiro presidente negro da África do Sul.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pontos turísticos




Os townships, guetos criados na época do apartheid para abrigar os negros, viraram pontos turísticos em Joanesburgo. Soweto, a mais famosa township, fica a 15km do centro de Joanesburgo. O grande subúrbio negro, com mais de 3 milhões de moradores, mostra nova face. Originais barracos de zinco dividem espaço com casas extravagantes. Soweto também abriga museus que reúnem documentos e imagens do apartheid.




 
 
Algumas das mais chocantes mostras dessas lembranças cruéis estão no Hector Pieterson Memorial Museum, que e também um dos pontos turísticos mais procurados, ele encontra se em Orlando West, um dos bairros de Soweto. Ele relata as revoltas que começaram em 1976, motivadas pela imposição do idioma afrikans no ensino médio. As manifestações dos estudantes deram início ao fim do apartheid.

Um estilo arquitetônico próprio da África é o que se encontra em mesquitas, palácios e templos com paredes de barro sustentadas por armação de estacas. A grande parte da arquitetura africana é considerada como uma arte rudimentar, e utilitária. Os materiais usados variavam de acordo com a disponibilidade de cada região, as casas eram semelhantes, independente da hierarquia. Usavam barro e fibras secas tecidas, a aldeia normalmente era protegida por um muro de barro.
Escultura




As esculturas africanas normalmente retratam animais e seres humanos. Esta arte é produzida pelo próprio povo e usa uma madeira preta, o ébano, localmente chamado de mpingo; a dureza, a durabilidade e a cor fazem esta madeira perfeita para esculpir. Alguns artistas, depois das peças prontas, passam graxa de sapato para dar mais brilho.





Mascaras


Um outro tipo de escultura, mas com outro significado cultural são as máscaras. Estas máscaras são normalmente feitas com uma madeira leve e clara, amplamente ornamentadas com panos e penas, e são colocadas sobre a cabeça do dançarino, de modo que ele consegue olhar pela boca da máscara.